terça-feira, 21 de janeiro de 2025

 ENERGIA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS 

Energia é um conceito abstrato e difícil de ser definido, mas, de maneira bem simplificada, podemos dizer que energia é o que possibilita a realização de uma ação, a capacidade de realizar trabalho.  A energia está associada, por exemplo, à manutenção da vida, ao movimento, ao som e à luz. "e manifesta-se de muitas formas diferentes, como movimento de corpos, calor, eletricidade etc."

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a energia é medida em joules (J); porém, a unidade mais conhecida e utilizada no cotidiano é a caloria (cal).

 A energia, nas suas mais variadas formas, está presente em qualquer atividade humana e em qualquer transformação que ocorre na natureza.

Entre as diferentes formas de energia, podemos citar: energia cinética, energia potencial gravitacional, energia térmica, energia elétrica, energia luminosa e energia nuclear.

É importante saber que uma forma de energia pode ser transformada em outra e que a energia total de um sistema se conserva.

Energia cinética: Toda energia associada ao movimento de um corpo recebe o nome de energia cinética. Dois fatores determinam a quantidade de energia cinética de um corpo em movimento.

Ec = mv2
           2

Energia potencial gravitacional -  Podemos associar a energia potencial gravitacional (Epg) a qualquer corpo que se encontre a determinada altura em relação ao solo.

Em nosso cotidiano, existem diversas situações em que a energia potencial gravitacional atua sobre os corpos, por exemplo:

Um coco em queda de coqueiro                          

ao pular do chão ou em trampolins;

ao subir de elevador                                            

ao jogar uma bola para o alto

 Epg = mgh

A energia térmica é aquela que está associada ao movimento (grau de agitação) das partículas que compõem os corpos. Quanto maior for o grau de agitação das partículas, maior será a quantidade de energia térmica presente no corpo. Associamos o aumento da agitação das partículas de um corpo ao aumento de sua temperatura ou à mudança de estado físico.

É a energia elétrica que permite o funcionamento de aparelhos como máquina de lavar, videogame, televisão, ferro de passar etc.

A maior parte da energia elétrica utilizada no Brasil é obtida em usinas hidrelétricas por meio da conversão de energia cinética em energia elétrica. Ela é gerada a partir do movimento de uma queda d’água, que faz movimentar as turbinas, geradoras de energia. 

Em pilhas e baterias, a energia elétrica é proveniente de transformações químicas que ocorrem dentro desses dispositivos.

  Energia luminosa é uma forma de radiação eletromagnética que pode ser vista pelos olhos humanos, também conhecida como luz. Ela se manifesta em diferentes níveis de intensidade, brilho, fluxo e iluminação, e se propaga pelo ar na forma de ondas. 

A energia nuclear é a energia gerada a partir de reações nucleares que ocorrem no núcleo de átomos de elementos pesados, como o urânio. Essas reações liberam uma grande quantidade de energia, que pode ser utilizada para gerar eletricidade.

Fontes de energia

Fontes de energia: são matérias-primas que direta ou indiretamente produzem energia para movimentar máquinas. Existem duas formas de fontes de energia: as renováveis e as não renováveis.


Energias renováveis: são aquelas que vem de recursos naturais que são naturalmente reabastecidos, como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica.

 

  • Eólica: Gera energia elétrica a partir do movimento dos ventos, que movem as turbinas para produzir eletricidade.
  • A energia solar é uma fonte de energia renovável e sustentável que pode ser aproveitada na forma de calor ou de luz. A energia solar é gerada a partir da radiação eletromagnética do sol, que é inesgotável. Há duas formas de aproveitamento da energia solar: a fotovoltaica e a térmica. Na primeira forma, são utilizadas células específicas que empregam o “efeito fotoelétrico” para produzir eletricidade.A segunda forma, por sua vez, utiliza o aquecimento da água tanto para uso direto quanto para geração de vapor, que atuará em processos de ativação de geradores de energia. É importante lembrar que podem ser utilizados também outros tipos de líquidos.

  •  Energia hidrelétrica - Gera energia elétrica a partir do movimento de uma queda d’água.Nas usinas hidrelétricas, constroem-se barragens no leito do rio para represamento da água que ao passar pelas turbinas gera  de eletricidade.

  • Biomassa - A utilização da biomassa consiste na queima de substâncias de origem orgânica  para produção de energia. Ocorre por meio da combustão de materiais como lenha, bagaço de cana e outros resíduos agrícolas, restos florestais e até excrementos de animais.( bicombustíveis) É considerada uma fonte de energia renovável, porque o dióxido de carbono produzido durante a queima é utilizado pela própria vegetação na realização da fotossíntese.
  •  Energia das marés – ou maremotriz – é o aproveitamento da subida e da descida das marés para produção de energia elétrica. Funciona de forma relativamente semelhante a de uma barragem comum. Além das barragens, são construídas eclusas e diques que permitem a entrada e a saída de água durante as cheias e as baixas das marés, propiciando a movimentação das turbinas.

Energias não renovaveis : são aquelas  cujas fontes dependem de processos em escala de tempo geológica ou de formação do sistema solar para se tornarem disponíveis, por exemplo, o carvão mineral, o petróleo, o gás natural e a energia nuclear.

  • Termoelétricas: é a eletricidade obtida por meio da conversão de energia térmica em energia elétrica. Esse processo acontece dentro das usinas termoelétricas e tem início com a queima de um determinado material, como combustíveis fósseis ou biomassa, para a obtenção de calor.

       O calor aquece a água presente em uma caldeira, transformando-a no vapor que                     move as turbinas para o acionamento dos geradores.



O gás natural é uma substância formada por hidrocarbonetos e derivada da decomposição de materiais orgânicos, como plantas, algas e animais, em profundidade, onde a pressão e a temperatura são elevadas. Pode ser encontrado nas mesmas reservas de petróleo (gás natural associado) ou isoladamente. Ele é usado para a geração de calor e eletricidade e serve de matéria-prima para a indústria.

O carvão mineral é um tipo de rocha sedimentar utilizada como combustível e formada a partir da decomposição de matéria orgânica de origem vegetal, como folhas, troncos, galhos e raízes. É composto predominantemente por carbono. Ele é utilizado a partir de seu poder calorífico.

 Vantagens e desvantagens das fontes de energia






Matriz energética brasileira 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção

Como funciona uma usina termolétrica